
Pelo menos 26 pessoas perderam a vida e mais de 60 ficaram feridas nas últimas 24 horas, em consequência de três graves acidentes de viação ocorridos nas províncias do Bié, Cuanza-Sul e Luanda.
Bié: Capotamento no Chinguar causa 13 mortos e 15 feridos
No município do Chinguar, província do Bié, um camião de carga que transportava comerciantes capotou na madrugada de sábado, 19 de julho, na Estrada Nacional 140. O acidente resultou em 13 vítimas mortais e 15 feridos. As vítimas seguiam para uma feira local. As causas ainda estão a ser apuradas.
Cuanza-Sul: Acidente no Morro do Chingo deixa 11 mortos e 33 feridos
Na província do Cuanza-Sul, um autocarro que fazia o trajecto Luanda–Lubango capotou no Morro do Chingo, na madrugada de quarta-feira, 29 de janeiro. O acidente provocou 11 mortos e 33 feridos, dos quais oito em estado grave. A Polícia aponta o excesso de velocidade como a principal causa do sinistro.
Luanda: Colisão em Hoji-ya-Henda faz dois mortos
Em Luanda, no bairro Hoji-ya-Henda, uma colisão entre um camião e um autocarro provocou dois mortos e 13 feridos. As autoridades estão a investigar as causas do acidente.
Estes episódios aumentam a preocupação com a elevada taxa de sinistralidade rodoviária no país. Só em 2024, mais de 3 mil pessoas já perderam a vida nas estradas de Angola.
As autoridades apelam à responsabilização dos condutores e à melhoria das infraestruturas como medidas urgentes para travar esta tragédia silenciosa.
Fonte: Platina Line
Por: Joel Capembe