
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou, nesta quinta-feira (06), nos arredores de Luanda, uma rede criminosa dedicada ao tráfico de troféus de marfim e outras espécies protegidas da vida selvagem, tendo apreendido mais de 400 quilogramas de material proveniente da caça ilegal.
A operação, designada como micro-operação, foi conduzida pela Direcção Central de Combate ao Tráfico Ilícito de Pedras, Metais Preciosos e Crimes contra o Ambiente, em coordenação com outras forças de defesa e segurança, e contou com o apoio da Administração Geral Tributária (AGT), bem como de organizações internacionais e ONG que actuam na protecção da fauna e flora.
Durante a acção, foram detidos quatro cidadãos vietnamitas, com idades entre 33 e 56 anos, entre os quais o cabecilha da rede, procurado pelas autoridades por ser um dos principais mentores do tráfico de produtos da vida selvagem destinados à República do Vietname.
Em paralelo, o SIC anunciou também a detenção de quatro cidadãos nacionais envolvidos em diferentes esquemas criminosos. Dois deles foram apanhados por falsificação de cartas de condução, vendidas por 250 mil kwanzas cada; um terceiro foi detido por burla, por falsas promessas de colocação de estudantes em estágios hospitalares mediante pagamento; e o quarto por exploração sexual de jovens, sob disfarce de uma escola de massagens terapêuticas.
O SIC sublinhou que estas operações reforçam o compromisso das autoridades angolanas no combate ao crime organizado e à exploração ilícita de recursos naturais, apelando à colaboração da sociedade civil e dos órgãos de comunicação social.
A corporação convidou ainda a imprensa para uma cobertura presencial da actividade, marcada para hoje, às 10h00, na sede do SIC, em Cacuaco.
Fonte: Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Direcção-Geral do SIC
Por:PF



