
Sundar Pichai, CEO da Alphabet, advertiu em entrevista à BBC que o actual entusiasmo em torno da Inteligência Artificial (IA) pode estar a ser marcado por uma “certa irracionalidade”.
Embora reconheça que o sector vive um “momento extraordinário”, o líder da Google teme que nenhuma empresa fique imune caso a bolha rebente.
Pichai recordou o alerta feito em 1996 por Alan Greenspan, então presidente da Reserva Federal dos EUA, sobre a “exuberância irracional” que antecedeu o colapso da bolha da Internet, em 2000. Segundo o executivo, ciclos de investimento exagerados podem repetir-se na IA.
“Podemos olhar para a Internet agora: houve investimento excessivo, mas ninguém questiona o seu impacto revolucionário”, afirmou. Para Pichai, a IA seguirá caminho semelhante com avanços inegáveis, mas acompanhados de momentos de exagero.
As declarações surgem num contexto de forte valorização das empresas tecnológicas ligadas à IA e de crescente receio no Vale do Silício de que o setor esteja já a inflacionar-se além do razoável.
Fonte: RTP
Por:PF



