
O Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Luís Domingos, afirmou neste fim-de-semana, em Benguela, que os níveis de corrupção no sistema judicial angolano atingiram proporções nunca antes registadas.
A declaração foi feita durante a cerimónia de tomada de posse da nova Presidente do Conselho Provincial de Benguela da Ordem dos Advogados, Ngueza Correia.
“Vamos todos assumir e concordar: a corrupção no poder judicial atingiu níveis jamais vistos. Não sou eu que afirmo apenas; temos estado reunidos, e nas reuniões dos mais altos níveis da justiça isso é uma verdade que ninguém pode desmentir. O nível de corrupção na justiça atingiu um patamar vergonhoso”, declarou.
O Bastonário acrescentou que a classe dos advogados — composta por cerca de 13 mil profissionais tem um papel crucial no combate ao fenómeno.
“Tem-se dito que não há magistrados corruptos sem advogados presentes. Então, vamos assumir o nosso papel, caros colegas. Vamos fazer com que esta sociedade volte a acreditar no poder judicial”, reforçou.
Fonte: Ordem dos Advogados de Angola
Por:PF



