
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, revelou que o sistema bancário angolano disponibilizou, até setembro deste ano, 92 mil milhões de kwanzas em crédito habitacional, permitindo melhorar as condições de vida de 253 mil famílias em várias províncias do país.
Segundo o responsável, este crescimento resulta de um conjunto de medidas que visam dinamizar o acesso ao financiamento, incluindo o reforço da liquidez no mercado, a flexibilização dos critérios de concessão e a implementação de programas de garantia parcial promovidos pelo Estado.
Manuel Tiago Dias salientou que o crédito habitacional se tornou “um dos indicadores mais visíveis da capacidade do sector financeiro de apoiar directamente as famílias e estimular a economia real”, referindo que a construção e a reabilitação de habitações são actividades que geram milhares de empregos, impulsionando outros segmentos da economia.
Para além dos benefícios sociais, o governador destacou que a evolução deste segmento contribui também para maior estabilidade financeira, ao promover uma carteira de crédito mais diversificada e reduzir a tradicional dependência dos sectores petrolífero e comercial.
As declarações foram feitas na Conferência sobre o Balanço da Política Monetária e Cambial, realizada no auditório do Instituto Superior Politécnico do Moxico (ISPM), que reuniu governantes, académicos e representantes de instituições financeiras para discutir os desafios actuais, a resiliência do mercado cambial e as perspectivas da política monetária para os próximos meses.
Fonte:Correio da Kianda
Por: PF



