
As inundações devastadoras que atingiram a Indonésia, Sri Lanka e Tailândia na semana passada provocaram mais de mil mortes e deixaram cerca de 800 pessoas desaparecidas, segundo um novo balanço das autoridades locais.
Na Indonésia, as cheias e deslizamentos de terra causaram pelo menos 604 mortos e 464 desaparecidos.
No Sri Lanka, 366 pessoas morreram, enquanto na Tailândia o número de vítimas mortais subiu para 176.
Durante uma visita às zonas afectadas, o Presidente indonésio, Prabowo Subianto, prometeu reconstruir a infraestrutura destruída.
Algumas áreas, porém, continuam inacessíveis devido a estradas danificadas e falhas nas comunicações, obrigando o uso de aeronaves para levar suprimentos às comunidades isoladas.
A Agência Nacional de Gestão de Desastres informou ainda que 290.700 pessoas ficaram desalojadas nas províncias de Sumatra do Norte, Sumatra Ocidental e Aceh.
No Sri Lanka, as equipas de resgate continuam à procura de 367 desaparecidos.
Cerca de 218.000 pessoas permanecem em abrigos temporários após deslizamentos de terra provocados por chuvas torrenciais, sobretudo na região montanhosa central, conhecida pelo cultivo de chá.
A Tailândia prevê começar hoje o pagamento das primeiras indemnizações, num total de 239 milhões de baht (cerca de 7,4 milhões de dólares), beneficiando 26.000 pessoas, segundo o porta-voz governamental, Siripong Angkasakulkiat.
Fonte: Correio da Kianda
Por:PF



