
A Casa Branca informou nesta quinta-feira (17) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de 79 anos, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica. A condição foi detectada após exames realizados para investigar um inchaço nas pernas.
Segundo a porta-voz Karoline Leavitt, trata-se de um quadro comum e benigno, causado pelo mau funcionamento das veias das pernas, o que dificulta o retorno do sangue ao coração. Ainda de acordo com ela, não há sinais de trombose venosa profunda nem de doenças arteriais.
O comunicado também esclareceu rumores sobre hematomas nas mãos de Trump, vistos em fotos recentes. Os sinais foram atribuídos a uma leve irritação nos tecidos moles, provocada por apertos de mão frequentes e pelo uso contínuo de aspirina, remédio utilizado como prevenção cardiovascular.
Trump passou por uma bateria de exames, incluindo hemograma completo, painel metabólico, testes de coagulação, d-dímero, peptídeo natriurético tipo B e biomarcadores cardíacos — e todos os resultados estavam dentro da normalidade.
A Casa Branca finalizou: “O presidente continua com excelente saúde”.