
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no município do Soyo, província do Zaire, desferiu mais um duro golpe às redes de contrabando de combustíveis com a apreensão de 4.750 litros de petróleo destinados à República Democrática do Congo (RDC).

A operação decorreu na manhã de sábado, 19 de Julho, na zona de Nfinda a Nzau, ao longo da via Mangue Grande–Quelo, a cerca de 21 quilómetros da sede municipal do Quelo.
A intervenção teve origem numa denúncia feita por um caçador local, que alertou as autoridades sobre a existência de combustível armazenado em condições suspeitas numa área de mata.
De imediato, uma brigada do SIC deslocou-se ao local, onde encontrou um total de 140 bidões de 250 litros, 121 vazios e 19 cheios escondidos num acampamento improvisado.
As investigações preliminares apontam que o combustível foi transbordado de um camião cisterna para os bidões, com o objetivo de ser posteriormente encaminhado clandestinamente para a RDC, através da conhecida “rota da Pedra de Feitiço”, um dos corredores mais utilizados pelas redes de contrabando transfronteiriço.
O produto apreendido foi encaminhado para a Esquadra da Polícia no Bundila, onde permanece sob custódia.
As diligências continuam, com a instrução de expediente já em curso para o Ministério Público, que deverá promover a responsabilização criminal dos envolvidos.
As autoridades reforçam o apelo à denúncia e colaboração da população, sublinhando que o combate ao contrabando de derivados de petróleo é uma prioridade na defesa da economia nacional.
Fonte: Serviço de Investigação Criminal (SIC)
Por: Paulino Francisco