
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, neste sábado, o cidadão angolano Osvaldo Caholo, por suspeitas da prática de crimes de rebelião, instigação pública à violência, apologia ao crime e ameaças contra autoridades do Estado.
De acordo com uma nota de imprensa do SIC, a detenção foi motivada por uma transmissão em directo nas redes sociais, onde Caholo terá feito declarações consideradas graves e ameaçadoras contra a integridade de oficiais generais, comissários e outras figuras institucionais. A polícia afirma que a live configurou uma clara apologia pública ao crime.
“Face à gravidade dos factos, foi instaurado o competente processo-crime, que culminou com a detenção do arguido”, esclarece o SIC.
A entidade garante ainda que, após cumpridas todas as formalidades legais, o cidadão será apresentado ao Ministério Público para os trâmites subsequentes.
No mesmo comunicado, o SIC apela à população para que faça uso responsável das redes sociais e alerta que não irá tolerar condutas que promovam o ódio ou incentivem à violência.
Fonte: Jornal de Angola
Por: Joel Capembe