
O deputado à Assembleia Nacional, Nelito Ekuikui, veio esta quarta-feira, 16 de Julho, a público desmentir, de forma veemente, os rumores que circulam nas redes sociais sobre um alegado empréstimo de 500 mil kwanzas ao também deputado Nuno Álvaro Dala, com a expectativa de retorno de 750 mil kwanzas, acusando os autores da informação de má-fé e tentativa de difamação.
Num comunicado oficial, Ekuikui classificou a acusação como uma “mentira leviana e mal-intencionada”, sublinhando que não mantém qualquer relação financeira do género com o colega parlamentar. O deputado da UNITA repudiou aquilo que considera ser uma “tentativa grosseira de manchar a imagem e a dignidade” de ambos os envolvidos, alertando para os perigos da manipulação da opinião pública através de notícias falsas.
“A ética e o respeito devem prevalecer na política”, frisou, acrescentando que reserva-se o direito de accionar os mecanismos legais para responsabilizar os autores da difusão da informação caluniosa.
A polémica surge num momento de crescente tensão política e reforça a necessidade de combate à desinformação no espaço público e digital angolano.
Mais informações sobre o “suposto empréstimo”: https://www.facebook.com/100044103742884/posts/1290950419051737/?mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v