
O maior pedaço de Marte alguma vez encontrado na Terra vai a leilão esta quarta-feira em Nova Iorque. O meteorito de 25 quilos terá sido expelido por um asteróide, caindo no deserto do Saara, em África, e encontrado por um caçador de meteoritos há dois anos.
Agora, no âmbito de uma venda temática com foco na história natural, a emblemática leiloeira Sotheby’s coloca a leilão o meteorito conhecido como NWA 16788 por um preço que poderá atingir 3 752 483 000 kwanzas aproximadamente.
De acordo com a Sotheby’s, acredita-se que o meteorito tenha sido arrancado da superfície de Marte por um ataque de asteroides. Ao soltar-se, terá viajado aproximadamente 225 milhões de quilómetros até chegar à superfície da Terra, mais concretamente em Níger em novembro de 2023.
O meteorito vermelho, castanho e cinzento é cerca de 70% maior do que o segundo maior pedaço de Marte encontrado na Terra e representa quase 7% de todo o material marciano atualmente no planeta, aponta a Sotheby’s citada pela Associated Press.