
O Tribunal da Comarca de Belas, sediado no Palácio de Justiça do Kilamba Kiaxi, em Luanda, condenou esta quinta-feira, 31 de julho, cinco cidadãos a um ano, seis meses e dez dias de prisão efectiva, pela prática dos crimes de vandalização e participação em motim.
Os factos remontam aos recentes distúrbios ocorridos na capital angolana durante a greve dos taxistas, altura em que os condenados vandalizaram instalações dos supermercados Angomart e Arreiou, situados no bairro Golf 2.De acordo com o processo n.º 181/25C, os réus foram julgados em processo sumário.
Para além da pena de prisão, cada um deverá pagar 25 mil kwanzas a título de taxa de justiça, bem como 2 mil kwanzas destinados ao pagamento dos honorários dos defensores oficiosos.
A audiência de julgamento foi conduzida pela juíza de direito Edith Albino, com o Ministério Público representado pelo magistrado Walter da Costa Cambongue.
A defesa, não concordando com a decisão do tribunal, interpôs recurso ordinário com efeito suspensivo, o que adia a execução imediata da pena até nova deliberação judicial.
Fonte: Jornal de Angola
Por: Joel Capembe