
A seleção angolana sénior feminina de basquetebol encerrou de forma amarga sua participação no Afrobasket 2025, ao ser derrotada pelos Camarões por 85-64, nesta quarta-feira (30), nos playoffs de acesso aos quartos de final, em Abidjan, Costa do Marfim.

Com o resultado, Angola termina a competição com três derrotas em igual número de jogos, ficando fora da fase eliminatória e sem qualquer vitória — um desfecho decepcionante para uma seleção que já foi bicampeã africana (2011 e 2013).
Apesar do esforço, a equipa comandada por Paulo Macedo não conseguiu conter o ritmo intenso das camaronesas. Os destaques individuais ficaram por conta de Sara Caetano, que somou 19 pontos, 7 ressaltos e 18 de eficiência, e Italee Lucas, que marcou 14 pontos e distribuiu 7 assistências. No entanto, o bom desempenho de ambas não foi suficiente para mudar o rumo do jogo.
Do lado camaronês, a base Jessica Thomas, que atua no basquetebol turco, brilhou ao liderar sua seleção com 19 pontos, 5 assistências e 23 de eficiência, sendo eleita a melhor em campo.
Com a vitória, os Camarões avançam aos quartos de final, onde enfrentam a Nigéria nesta quinta-feira (31), às 22h, no Palais des Sports de Treichville.
Por: Joel Capembe