
O Ministério da Agricultura de Angola e a empresa chinesa CITIC oficializaram esta segunda-feira (21), um acordo de cooperação no domínio da produção agrícola, com foco na cultura do milho e da soja.
O entendimento prevê a implementação de projectos de produção em grande escala desses cereais em território angolano, com o objectivo de garantir o fornecimento sustentado para o mercado chinês.
A parceria representa mais um passo no reforço das relações comerciais entre Angola e a China, e insere-se na estratégia de atracção de investimento estrangeiro no sector agrícola, contribuindo não apenas para o crescimento da produção nacional, como também para a diversificação da economia e geração de empregos no meio rural.
Segundo o Ministério da Agricultura, o projecto vai contar com apoio técnico, financeiro e logístico da CITIC, com a perspectiva de modernização dos métodos de cultivo, mecanização agrícola e aproveitamento de vastas áreas de terra arável disponíveis no país.
Com este acordo, Angola poderá posicionar-se como um importante fornecedor de soja e milho ao mercado asiático, enquanto impulsiona o desenvolvimento local e o fortalecimento da sua cadeia produtiva.
Fonte: Ministério da Agricultura de Angola.
Por: Paulino Francisco